Você sabe como funciona o Atendimento Online?
- Sara Carvalho
- 9 de jul. de 2019
- 4 min de leitura

Você sabia que esta modalidade de atendimento é superacessível e pode estar ao seu alcance?
Separei abaixo algumas informações que você precisa saber sobre o atendimento online feito por psicólogos.
A Telemedicina é tendência mundial. Confira abaixo as respostas para as principais perguntas recebidas e fique antenado no assunto.
O Atendimento Online é autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia?
Sim. Há uma resolução específica que trata o assunto. A resolução CFP 11/2018 apresenta as orientações sobre a prestação de serviços psicológicos por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Quais são os serviços autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia na modalidade Online?
1. Consultas/atendimentos psicológicos - Não há limite de sessões. A avaliação, orientação e intervenção pode ser feita em processos individuais ou grupais. Vários públicos podem ser beneficiados: criança/adolescente*, adulto, casal, família e organizações/empresas.
* No caso se criança/adolescente, deve haver autorização expressa de um dos responsáveis legais. Se houver litígio, recomenda-se que ambos os responsáveis autorizem o atendimento.
2. Aplicação de instrumentos (testes) para avaliação psicológica - os testes utilizados pelo profissional devem ser favoráveis (constar na lista do SATEPSI) e ter padronização e normatização específica para aplicação online. Instrumentos adicionais podem ser utilizados para compor a avaliação profissional, respeitando-se as orientações e resoluções do CFP.
3. Supervisão técnica dos serviços prestados por psicólogas(os) - Alguns psicólogos optam por ter orientação de profissionais mais experientes a fim de ter uma maior assertividade em sua atuação profissional.
4. Processos de Seleção de Pessoal – Psicólogos podem se valer do atendimento online para recrutar e selecionar pessoas para organizações.
Em quais situações o psicólogo não pode atender online?
• situação de urgência e emergência e desastres;
• situação de violação de direitos ou de violência;
• Pessoas que possuem limitação física ou cognitiva no uso da tecnologia utilizada pelo profissional para o atendimento online;
• Pessoas que apresentem resistência ou não se adaptem na modalidade online.
Nestes casos o profissional deve encaminhar a pessoa ou grupo para atendimento presencial.
Quais ferramentas podem ser utilizadas no atendimento online?
Diversas ferramentas podem ser utilizadas na troca entre psicólogo e cliente(s), a depender da opção disponibilizada pelo profissional que está atendendo (websites, plataformas digitais, aplicativos, etc). O importante na modalidade online é que o psicólogo assegure ao seu cliente a segurança e confidencialidade das informações trocadas e utilize somente ferramentas/recursos confiáveis e protegidos (são indicados programas protegidos por criptografia, senhas alfanuméricas, antí-virus, etc. por ex.).
Como funciona o atendimento online?
O atendimento online pode ser síncrono ou assíncrono.
No atendimento síncrono, psicólogo e cliente/paciente interagem por meio de aplicativo, plataforma ou programa que possibilita a interação simultânea e troca de informações em tempo real. Este atendimento é feito por meio de videochamada, videoconferência ou audiochamada/ligação telefônica.
No atendimento assíncrono, psicólogo e cliente/paciente não interagem simultaneamente (há um tempo de resposta entre o envio, recebimento da mensagem e envio da resposta). A resposta pode ser imediata ou não, a depender do contrato estabelecido entre psicólogo e cliente/paciente. Este atendimento pode ser feito por meio de chat, whatsapp ou e-mail, por exemplo.
Quais são as vantagens do atendimento online?
Anonimato:Você pode fazer terapia em sua própria casa, não precisando se locomover. Não corre o risco de ser identificado por outras pessoas durante o percurso para realizar o atendimento. (Algumas pessoas apresentam um maior cuidado quanto a isto e devemos respeitar esta decisão)
Acessibilidade: Você pode ser atendido de onde estiver! Se você mora no exterior ou vai viajar não precisa adiar ou parar o seu processo de psicoterapia. Basta ter uma boa qualidade de internet e os programas necessários instalados você já consegue ser atendido.
Conveniência e tempo: Fica muito mais fácil para você encaixar na sua agenda de trabalho, estudos e rotina pessoal. Você economiza o tempo de percurso (ida e volta) que utilizaria para comparecer em seu atendimento. Maior liberdade para administrar seus horários!
Sigilo: Todos os psicólogos que atendem online se respaldam no Código de Ética profissional da Psicologia, devendo garantir sigilo e confidencialidade das informações relacionadas aos atendimentos prestados.
Confiabilidade: Periodicamente o psicólogo que atende online deve atualizar o cadastro junto ao Conselho Federal de Psicologia. Para estar cadastrado o profissional deve ser isento de pena de suspensão, de cassação ou inadimplência em relação à pena de multa em processo ético, além de outros requisitos e documentações necessárias. Veja a lista de profissionais cadastrados no site E-psi: https://e-psi.cfp.org.br/
Eficácia: O atendimento online tem sido muito eficaz. Para pacientes que possuem algum tipo de dificuldade/incapacidade de locomoção também pode ser uma ótima alternativa.
Custo-benefício: Em virtude do profissional não ter custos com aluguel de sala/consultório, o atendimento online costuma ser um pouco mais “em conta” financeiramente para o cliente. Também há a opção do cliente/paciente tirar algumas dúvidas mais específicas por meio de chat ou e-mail por um custo mais acessível que uma videochamada/audiochamada. Tudo vai depender das opções disponibilizadas pelo profissional e do contrato firmado entre cliente e psicólogo.
Quais são as responsabilidades do psicólogo que atende online?
• Estar cadastrado no website Cadastro e-Psi (Veja a lista de profissionais cadastrados no site E-psi: https://e-psi.cfp.org.br/)
• Fornecer ao cliente documento/contrato com as informações a respeito do atendimento realizado e sanar todas as dúvidas que o cliente porventura apresente sobre o atendimento, armazenamento de informações, tempo de resposta, recursos a serem utilizados, corresponsabilidade pelo sigilo das informações, ambiente adequado para as trocas, honorários, faltas, etc.
• Ter registro documental/prontuário, com as devidas fundamentações nos termos das Resoluções CFP 01/2009 e CFP 05/2010 ou legislação vigente;
• Adequar e avaliar a pertinência dos métodos e técnicas na prestação de serviços (nem todas as intervenções presenciais podem ser feitas na modalidade online);
• Utilizar tecnologias adequadas que garantam a segurança, sigilo e confidencialidade das informações;
• Garantir a qualidade técnica do seu trabalho fundamentada nos princípios éticos da profissão respeitando a legislação vigente.
• Consultar o Conselho Regional de Psicologia do seu Estado, quando houver dúvida pertinente sobre limites e possibilidades de sua atuação.
A terapia pode estar ao seu alcance! Quer saber mais? Estou à disposição.
Comentários